segunda-feira, agosto 11, 2014

CRÓNICA DO ENCONTRO DE GRUPOS CORAIS ,NAS FESTAS DE VERÃO DE CASÉVEL

.
CASEVEL É UMA FREGUESIA DO CONCELHO DE
CASTRO VERDE, QUE TEM A MAIS VALIA DE
ATRIBUIR UMA IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL
A UMA DAS JÓIAS MAIS DISTINTIVAS DA
CULTURA POPULAR ALENTEJANA ,QUE É O
CANTE.

Tal como em Entradas, aqui em Casével, não há festas em cujo Programa não haja lugar de destaque ao cante alentejano, e isso agrada-me .

Sempre que posso não falto à suas Festas e Encontros de Grupos Corais.

Este ano o Programa reservou o Sábado à tarde, para o tradicional desfile e actuação em palco dos Grupos.

Mas antes de entrar na crónica propriamente dita, do Encontro de grupos, deixo aqui um enquadramento sobre a terra, povoação e gentes:


Casével foi uma freguesia do concelho de Castro Verde, com 23,24 km² de área e 448 habitantes (2011), a localidade tem 341 habitantes.1 Densidade: 19,3 hab/km².

Já foi sede de concelho, formado por uma freguesia, entre 1510 e 1836. Tinha, em 1801, 400 habitantes. Pertenceu ao extinto município de Messejana entre 1836 e 1855.

Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Castro Verde, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Castro Verde e Casével com a sede em Castro Verde.

Dista cerca de 10 km da Vila de Castro Verde.

Recebeu foral de D. Manuel I a 20 de Setembro de 1510 e foi sede de concelho até 1836, altura em que passou a pertencer ao concelho de Messejana. Só a 24 de Outubro de 1855 foi incluído no concelho de Castro Verde.

Ao nível do património artístico, São João Baptista de Casével, possui uma peça única de ourivesaria com mais de oitocentos anos, a célebre cabeça-relicário de S. Fabião. É uma cabeça em tamanho natural, toda em prata, contendo no seu interior um crânio humano que se "diz" ser do papa e mártir do
Cristianismo, S. Fabião. Reza a história que esta relíquia veio para Portugal no século XIII, pela mão da princesa D. Vataça Lascaris. A peça pode ser apreciada na exposição do Tesouro da Basílica Real de Castro Verde.
Em Casével existe uma boa oportunidade de contactar com o cante alentejano e a gente que lhe dá voz, graças à Associação de Cante Alentejano "Vozes das Terras Brancas", que dinamiza os grupos corais "Vozes de Casével" e "Antigas Mondadeiras" e tem aberto ao público a sede da Associação, que fica junto no Largo Central, e onde se pode ouvir cantar, petiscar e apreciar um vasto conjunto de utensílios ligados à tradição etnográfica da freguesia.

Localidade harmoniosamente encaixada na paisagem, não deixa de ser interessante um passeio a pé pelas suas ruas estreitas e frescas e admirar a extraordinária peça em ferro que ilustra a entrada da vila de Casével, homenageando os grupos corais e o cante alentejano.

Mas voltando ao Encontro de Grupos Corais ,neste ultimo sábado:

Este ano os grupos foram-se juntando em frente do edifício do da Associação de Cante Alentejano , e foi a partir daí que se iniciou os desfile a caminho da Praça .

Foi aí que tive o gosto de ter conhecido pessoalmente o amigo Francisco Lucas, do Grupo Voz do Alentejo da Quinta do Conde, que só conhecia pela net. Como é de calcular conversámos longamente sobre o Alentejo, sobre o Cante Alentejano, sobre o entusiasmo pelo cante na Margem Sul.


Antes de começar a apresentar fotos e vídeos do Encontro, devo confessar que a minha câmera sofreu uma avaria na definição de imagem, e a maior parte saiu gralhada.
Vou publicar as menos más, e ,com a autorização do amigo Francisco Lucas ,vou utilizar umas duas ou três capatadas por ele, e que assinalarei devidamente.

E foi sob a direcção do David Pereira da Organização que se iniciou o desfile.


o primeiro grupo a desfilar foi o da VOZ DO ALENTEJO DA QUINTA DO CONDE:




Desfilou então o Grupo da ALMA ALENTEJANA DE PEROGUARDA



Também as CAMPONESAS DE CASTRO VERDE, estiveram no desfile



a caminho da Praça

Depois, a vez dum grupo que veio do Algarve, o GRUPO ETNOGRÁFICO DA SERRA DO CALDEIRÃO DE CORTELHA, LOULÉ,



E a fechar os desfiles , o grupo d casa, o GRUPO CORAL VOZES DE CASEVEL

(ESTE VÍDEO É DE AUTORIA DO AMIGO FRANCISCO LUCAS, ...o meu ficou em mau estado)



Concluida a fase dos desfiles, o David Pereira , já na da Praça, deu inicio às actuações em palco.



com as VOZES DE CASEVEL


(DE NOVO COM VÍDEO DE AUTORIA DO AMIGO FRANCISCO LUCAS)

Subiu então ao palco o GRUPO VOZ DO ALENTEJO DA QUINTA DO CONDE


(Peço desculpa pelas imagens menos boas devido ao "malfunction" da câmera)

AS CAMPONESAS DE CASTRO VERDE, encheram então a Praça com o seu cante, a sua qualidade



e os aplausos brotaram expontâneos

Foi então a vez da ALMA ALENTEJANA DE PEROGUARDA fazer a sua actuação



(de novo VIDEO DE FRANCISCO LUCAS, a quem a CASA DAS PRIMAS agradece a gentileza.

Por ultimo ,tivemos no espaço da Praça , a actuação divertida e de muita qualidade do GRUPO ETNOFRÁFICO DA SERRA DO CALDEIRÃO, DE CORTELHA,



e foi mais uma tarde cheia de encanto, porque de cante foi preenchida, afinal o a espressão mais forte da cultura alentejana.

Bravo Casével, por nunca deixarem de dar relevo ao Cante Alentejano.