segunda-feira, agosto 04, 2014

NOITES AO RELENTO COM A BANDA FILARMÓNICA 1º, DE JANEIRO

.
É DA TRADIÇÃO, NO VERÃO, NO MÊS DE
AGOSTO, VOLTAM A CASTRO VERDE AS
NOITES AO RELENTO




Na ultima sexta feira, tivemos na Praça da Republica as primeiras noites deste Verão.
Verão, bem, esta foi uma noite fria e ventosa, mas apesar disso ainda muita gente apareceu .

Actuou a Banda Filarmónica 1º.de Janeiro.


A Banda é fruto de uma Escola de Música criada em Março de 1983, por iniciativa conjunta do INATEL e da Direcção desta colectividade com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde.

Sendo uma novidade, sobretudo para os mais novos, foram muitos os que aderiram a esta iniciativa, mas passada a azáfama dos primeiros tempos, também foram muitos os que ficaram pelo caminho, contudo, os que restaram continuaram com o mesmo entusiasmo no projecto. Com bastantes dificuldades conseguiu-se adquirir novos instrumentos e arranjar alguns da antiga Filarmónica com a ajuda de algumas pessoas do Concelho de Castro Verde, fazendo com que após 35 anos a Banda Filarmónica voltasse a tocar nas ruas.


Com mais de três décadas de existência e um percurso nem sempre facilitado devido à pouca tradição filarmónica no Concelho, a Banda tem participado em vários Festivais de Bandas pelo País, festas de cariz religioso no estrangeiro,como na Espanha e Suécia, onde realizou cinco concertos em Estocolmo; Slussen; Gustavberg e Siggesta.

No ano de 2008 e em 2010 participamos no Concurso Internacional de Bandas em Vila Franca de Xira.

Durante os primeiros dois anos de existência a banda foi dirigida pelo Sr. Mário Fonseca, nos finais de 1985, essa responsabilidade passou a ser do Maestro Óscar Correia 1º Sargento Músico da banda da Armada, em 1997 ficou o músico e aluno do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Fernando Silva dando em 2005 o seu lugar ao músico André Tomás, também elemento desta Filarmónica. Em Janeiro de 2007 a Banda passou a ser dirigida pelo Professor Ricardo Carvalho, licenciado em Trompete pela Escola Superior de Música de Lisboa e aluno do Conservatório Regional de Lyon (França) e músico de várias Orquestras Nacionais e Internacionais.

O espectáculo desta primeira sessão de Noites ao Relento iniciou-se com o Filipe Prata a apresentar o grupo


A primeira parte do Concerto esteve a cargo da secção juvenil da Banda Filarmónica




que foi aquecendo um pouco mais a Praça, fustigada por um ventinho frio impróprio de Agosto

arrancando os primeiros aplausos da noite.


Depois foi a vez dos mais crescidos


já com com uma assistência bem composta




A arte, a música e o gosto pelamesma venceram o frio, e agora é aguardar pelo dia 15 ,quando terá lugar a 2ª. noite ao relento