quarta-feira, outubro 28, 2015

NOITE DE DESPIQUE E BALDÃO ,NA FEIRA DE CASTRO

.
UM DOS EX-LIBRIS DA PROGRAMAÇÃO DA
FEIRA DE CASTRO, É A REALIZAÇÃO DA
NOITE DO DESPIQUE E BALDÃO.



O baldão, é um dos três pilares da cultura popular alentejana, com o cante alentejano e a viola campaniça.
Era cantado nas tabernas por cantadores que se juntavam de quando em vez, muitas das vezes às escondidas, nos tempos repressivos do Estado Novo.

No Verão de 1987, época em que foi redescoberto em São Martinho das Amoreiras, onde quase por acaso, o agora organizador das Noites de Despique e Baldão , na Feira de Castro, José Francisco Guerreito, escutou espantado e emocionado, o cantador António José Bernardo (já falecido) ,numa roda de amigos cantadores , entoar o baldão ,com versos repentinos e certeiros num ritmo e musicalidade que o deixaram admirado, maravilhado.

Entusiasmado, trouxe de São Martinho das Amoreiras. o desejo , a intenção, de encarar o desafio de não deixar morrer aquela forma de arte popular para muitos desconhecida, e metendo mãos à obra, iniciou um processo de divulgação através do seu Programa Património da Radio Castrense ,com cantadores de baldão a fazerem directos das suas cantigas nos serões das quintas feiras.

Como corolário do êxito dessas audições, e com o apoio da Cortiçol e do Municipio,passou a ter lugar ,na programação da Feira de Castro, um encontro de cante a baldão, e onde anualmente se homenageia um dos cantadores escolhido por votação dos seus pares.

Este ano, voltou a acontecer a NOITE DE DESPIQUE E BALDÃO na FEIRA DE CASTRO, e a CASA DAS PRIMAS , esteve uma vez mais ,agora no Forum Municipal , assistindo e captando imagens que aqui deixa.

O espaço salão do Forum encheu-se uma vez mais.


Numa actuação prévia ao inicio do baldão, subiu ao palco o jovem grupo MOÇOS D'UMA CANA, ex-alunos de viola campaniça ,que em boa hora decidiram juntar-se neste agrupamento que tanto êxito têm tido logo no primeiro ano de existência, e o consagrado PEDRO MESTRE, que é já um ícone do cante alentejano e da viola campaniça.


muito generosamente aplaudidos.


Então, o JOSÉ FRANCISCO GUERREIRO, deu inicio à sessão, começando pela apresentação do homenageado do ano,o cantador António da Graça Vitorino, conhecido por Lagôa, de Corte Malhão.



que num breve improviso agradeceu a distinção




recebendo do Vereador da Cultura do Municipio PAULO NASCIMENTO, o elogio



E deu-se inicio à função ,com 3 voltas de cante a despique











com a ajuda do Miguel , o micro foi andando de cantador em cantador






a presença e actuação da MARIANA MARIA, da Estação de Ourique, foi muito carinhosamente apreciada





No final, c como vem sendo tradição, foi divulgado o nome do cantador a ser homenageado na noite de Baldão do próximo ano, na Feira de Castro, e que a votação decidiu que será Manuel Pereira Gomes da Funcheira.


Foi mais uma grande noite de tradição, que se espera que continue por muitos anos, por muitas Feiras de Castro.