sábado, outubro 08, 2016

FESTIVAL DA LINGUA PORTUGUESA ESCRITAS DO SUL - MESA TEMÁTICA COM ANA D'HOLLANDA E CATARINA MARTINS

.
ESTÁ A DECORRER EM ALMODÔVAR O
FESTIVAL DA LINGUA PORTUGUESA
ESCRITAS DO SUL.


Já aqui publiquei o Programa do Festival, no qual ,entre outros eventos, destaco hoje, as chamadas Mesas Temáticas, onde durante os 5 dias do Festival, acontecem conversas sobre temas onde a língua portuguesa escrita e falada é objecto fulcral.

Estive presente no primeiro dia, na primeira Mesa, cujo tema foi :"OLHARES,PROJECTOS E MEMÓRIAS DE ACTORES QUE LIGAM A DIMENSÃO ARTISTICA E CULTURAL COM A GESTÃO DE CARGOS POLITICOS, e com a presença de ANA DE HOLLANDA e CATARINA MARTINS, debate moderado por CARLOS FRAGATEIRO.


Deixo aqui alguns exertos das intervenções , do que vi e ouvi .
Trata.se de exertos, não da totalidade das intervenções, mas neles pode-se tirar conclusões da qualidade dos temas e do pensamento dos convidados sobre o tema.



Ana de Holanda , é irmã do nosso conhecido Chico Buarque de Hollanda, e para além de ter ela também sido interprete de qualidade da musica do seu País, também foi Ministra da Cultura do Brasil.




À Catarina Martins, é desnecessaária a apresentação , actriz de teatro à partida a Xatarina é hoje a Coordenadora geral do Bloco de Esquerda e teve Mesa Temática curiosas evelações...





A tenda montada junto ao adro do Convento Nossa Senhora da Conceição em Almodôvar esteve quase sempre cheio ou quase, interessado nas palavras, nos gestos e nas ideias que vinham do palco



E pronto ,amanhã continuarei a mostrar mais exertos do que vai acontecendo nas Mesas Temáticas, não exaustivamente mas apenas e só para se sentir o que esteve em causa.