segunda-feira, outubro 10, 2016

O CANTE ALENTEJANO EM FORÇA NA FEIRA DE CASTRO

.
A FEIRA DE CASTRO É JÁ NO
PRÓXIMO FIM DE SEMANA,E
O CANTE ALENTEJANP VAI
TER PARTE DE LEÃO NA
PROGRAMAÇÃO.


O cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, volta a ser presença assídua na Feira de Castro.

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, a par da animação que corre pelas principais artérias da feira, será dinamizado um programa cultural que tem como referência o valorizar da tradição e do património oral da região.

São iniciativas que se consomem na rua e que encontram na memória coletiva a sua razão de ser. O cante alentejano pela voz dos grupos corais, o cante ao despique e baldão, manifestações que outrora aconteciam de forma espontânea, relembram memórias de uma feira castiça e autêntica.

Este programa de tradição em torno da vivência da própria feira, tem início na sexta-feira à noite, 14 de outubro (21h30), com o tradicional Espetáculo da Feira, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, este ano protagonizado por um conjunto vozes e tocadores de Castro Verde, que reúne “Os Ganhões” de Castro Verde, o Grupo de Violas Campaniças e “3 Vozes à Campaniça”, projeto que apresenta nomes bem conhecidos da música tradicional portuguesa, como Vitorino, Janita Salomé e Pedro Mestre.

Um espetáculo a não perder (entrada livre), onde se ouvirá cante a vozes, viola campaniça fado, poesia popular e a sonoridade das harmónicas.

O tradicional desfile de corais - Planície a Cantar - está agendado para as 16h00 de sábado, e decorrerá da Rua D. Afonso I até à Praça da Liberdade. Aqui desfilam dez grupos corais numa homenagem ao cante e ao Alentejo.

À noite, a partir das 21h00, a Cortiçol, em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Verde, promove, no Fórum Municipal, o XXVI Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão, dinamizando um dos traços culturais mais genuínos da história da Feira - o Cante ao Desafio.

Informe-se de tudo o que vai acontecer e viva mais uma grande Feira de Castro.