sexta-feira, abril 07, 2017

EM CASTRO VERDE REUNEM-SE ESTE FIM DE SEMANA OS CASTRO VERDES IBÉRICOS.

.
A GEMINAÇÃO DE CASTRO VERDE COM
AS AUTARQUIAS COM O MESMO NOME
DE ESPANHA, COMEMORA O SEU ÊXITO
E TROCA DE AFECTOS ESTE FIM DE
SEMANA



Realiza-se este fim-de-semana, dias 8 e 9 de abril, em Castro Verde, o IX Encontro dos Castros Verdes Ibéricos, iniciativa que reúne os quatro municípios da Península Ibérica: Castro Verde (Alentejo), Castroverde (Lugo), Castroverde de Campos (Zamora) e Castroverde de Cerrato (Valladolid).


De periodicidade anual, este encontro procura mostrar a realidade económica, social e cultural de cada um dos concelhos, numa filosofia de intercâmbio, troca de experiências e aprofundamento de relações entre os vários parceiros e instituições de cada um dos concelhos.



Na edição deste ano será dada particular importância à especificidade “rural” do concelho de Castro Verde, com um programa que inclui uma visita à Associação de Agricultores do Campo Branco, ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho e à Adega da Herdade das Fontes Bárbaras.

Deste programa fazem ainda parte uma visita à Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca e ao Museu da Ruralidade, em Entradas, assim como a participação no Concerto programado para sábado à noite, na Basílica Real de Nossa Sra. da Conceição, no âmbito do Festival Terras Sem Sombra, e na atividade desenvolvida no domingo, “A Planície e a Montanha: Transumância no Campo Branco”, a decorrer na aldeia do Lombador, também no âmbito do festival.

Iniciado em 2008, o processo de geminação entre Castro Verdes Ibéricos teve como principal objetivo o aprofundar do conhecimento mútuo, e contemplou já a assinatura de vários protocolos de colaboração entre municípios, a organização de iniciativas conjuntas, integradas num plano de atividades, e vários intercâmbios e partilhas culturais.