sexta-feira, março 30, 2018

FESTAS DO CONCELHO DE SERPA

,
EM SERPA. É TEMPO DE
FESTAS DO CONCELHO
E DE N^. SENHORA DE
GUADALUPE.



PROGRAMA

Programação
Festas do Concelho em Honra de N.ª Sra. de Guadalupe
Festas do Concelho em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe
30, 31 de março, 1, 2, 3 de abril 2018

Dia 30 SEXTA-FEIRA

09.00H - Rally Paper (Ver programa próprio) Org. Futebol Clube de Serpa
Local: Complexo Desportivo 25 de Abril
10.00H - Passeio de BTT (Participação Gratuita) Org. BTT LUSO
Local: Complexo Desportivo 25 de Abril
10.00H - Torneio de Benjamins (Ver programa próprio) Org. Futebol Clube de Serpa
Local: Complexo Desportivo 25 de Abril
15.00H - Celebração da Paixão do Senhor (Ver programa próprio)
Local: Igreja do Salvador
16.00H - Abertura do Espaço Comissão
Local: Largo da Corredoura Super Bock Lounge
22.00H - Procissão do Enterro Do Senhor...




No concelho de Serpa, a chegada da Primavera é celebrada, de forma especial, com a festa em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira oficial do concelho a partir de meados do século XX. O seu culto nestas paragens deverá remontar ao século XIV. A ermida que lhe é dedicada, no ponto mais alto da povoação, a cerca de um quilómetro para sul da cidade, data do início da centúria de Quinhentos.
Noutros tempos, os festejos em honra de Nossa Senhora de Guadalupe realizavam-se na ermida e compreendiam duas festas: a "dos homens", por ocasião da Páscoa, e a "das mulheres", pela época das vindimas. Isso porque, segundo se pensa, só indivíduos do mesmo sexo podiam agrupar-se em confraria. Provavelmente em 1870, as duas irmandades fundiram-se e, desde então, celebra-se uma só festividade em cada ano, a da Páscoa.
Existem relatos e ex-votos que dão conta de inúmeras graças atribuídas à intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, por quem o povo nutria especial devoção e a quem recorria em momentos de aflição. Por exemplo, perante o flagelo da seca e da fome, como aconteceu em 1868.
As festas de Serpa revestem-se, assim, de antiquíssimos rituais e compreendem manifestações importantes de carácter religioso e etnográfico. Iniciam-se no Domingo de Páscoa, à tarde, com a procissão de receção à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que desce da sua ermida até à igreja do Salvador. Nesse dia, um dos pontos altos da festa é o participado cortejo histórico-etnográfico, desfile em que centenas de figurantes a pé e em carros alegóricos recriam a evolução histórica do concelho e mostram os usos e costumes locais.
Na segunda-feira, de manhã, celebra-se a missa solene em honra da padroeira e, à tarde, tem lugar a procissão magna que percorre o costumado itinerário pelas ruas da cidade, previamente atapetadas de rosmaninho, e recolhe à igreja do Salvador.
Na terça-feira, em majestosa procissão, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é reconduzida à sua ermida no Alto de S. Gens.
Nos três dias de festa, a cidade, engalanada para receber os muitos forasteiros que a procuram, é também palco de um vasto programa de actividades culturais.