sexta-feira, março 16, 2018

JOVENS DOO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO VERDE

.
em castro verde


Os alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Verde voltaram a destacar-se no Parlamento Jovens pelos excelentes desempenhos obtidos na Sessão Distrital do ensino básico e ensino secundário que decorreram em Beja, respetivamente nos dias 12 e 13 de março. Este ano a temática abordada foi a “Igualdade de Género”.

Ao nível do Ensino básico, os deputados António Figueira (9º ano), Sofia Bartolomeu (9º ano) e Catarina Duarte (9º ano) defenderam com determinação o Projeto de Recomendação de Castro Verde, tendo uma das medidas propostas sido aprovada para integrar o Projeto de Recomendação para a Sessão Nacional, agendada para os dias 13 e 14 de abril, na Assembleia da República.

Na votação, decorrente da participação das 12 escolas do Distrito de Beja, foram eleitos os seis deputados, das 3 escolas mais votadas, dois deputados de cada escola, que irão integrar Círculo de Beja, respetivamente Serpa, Castro Verde e Amareleja.

Da Escola de Castro Verde foram eleitos: os deputados António Figueira e Sofia Bartolomeu. A aluna Catarina Duarte irá, como jornalista, representar do AECV.

Ao nível do ensino secundário, os deputados Francisco Rosa (12º ano), Ana Rita Mestre (12º ano) e Rita Varela (11º ano), após a apresentação e defesa dos Projetos de Recomendação, venceram a eleição do Projeto-base do Distrito de Beja.

Na votação, decorrente da participação das 14 escolas do Distrito, foram eleitos, das 3 escolas mais votadas, os seis deputados que irão integrar Círculo de Beja, 2 deputados de cada escola, respetivamente de Aljustrel, Castro Verde e Escola Profissional de Odemira. A Sessão Nacional está agendada para os dias 14 e 15 de maio, na Assembleia da República.

Da Escola de Castro Verde foram eleitos: os deputados Francisco Rosa e Ana Rita Mestre. A aluna Rita Varela irá, como jornalista, representar o AECV.

Na constituição das Mesas das referidas Sessões, após eleição realizada no dia 28 de fevereiro, o aluno Afonso Costa foi eleito Presidente da Mesa da Sessão Distrital do ensino básico e o aluno Sebastião Rosa foi eleito Vice-Presidente da Mesa da Sessão Distrital do ensino secundário. No âmbito do regulamento do programa, o aluno Afonso Costa ficou apurado para a eleição da Mesa da Sessão Nacional.

No Concurso EUROSCOLAS, este ano também dedicado à temática da “Igualdade de Género”, participaram as escolas de Aljustrel (vencedora), Castro Verde e Ourique.

Os alunos Kevin Gonçalves e Ana Luísa Contreiras, representantes da Escola Secundária de Castro Verde, ambos a frequentar o 10º ano, representaram com brilhantismo a performance “Plurais mais Iguais”.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens do ensino básico e do ensino secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. (mais informações em http://www.jovens.parlamento.pt/)

Em Castro Verde, nas várias fases do programa do Parlamento dos Jovens, estiveram envolvidos 54 alunos do 3º ciclo e ensino secundário.

São coordenadoras do programa Parlamento dos Jovens de Castro Verde as docentes Lucinda Simões e Manuela Florêncio.