quinta-feira, maio 03, 2018

CRÓNICA DO CONCERTO "CELEBRAR A LIBERDADE E O TRABALHADOR" COM OS "GRALHAS"

.
A CONVITE DO AMIGO LUIS MOISÃO ,
UM ALENTEJANO DA DIÁSPORA, QUE
NA MARGEM SUL TEM LEVADO A VIDA
A PROMOVER O CANTE ALENTEJANO,
QUER COMO ELEMENTO DE GRUPOS,
QUER COM ENSAIADOR,ESTIVE NO
CONCERTO "CELEBRAR A LIBERDADE
E O TRABALHADOR" COM O GRUPO
DE CANTARES "OS GRALHAS"

Conheci o Luis Moisão,alentejano de Beja, a viver na Margem Sul do Tejo, quando ele intregrava o Grupo Coral Amigos do Alentejo do Feijó, e sempre admirei a sua entusiasta ligação às origens, e ao seu espirito de iniciativa em prole da divulgação do cante e da cultura do seu Alentejo.

Sempre empenhado em promover o cante, ensaiou vários grupos ,e foi nesse registo que recentemente abraçou o projecto de criar um grupo de cante a partir de oficinas de cante no Clube Pastilhas, o tal onde nasceu para o futebol o Luis Figo.

A seu coinvite, estive no dia 1º.de Maio num Concerto em Corroios, com o Grupo de Cantares "Os Gralhas" e onde actuaram também como convidadas as Cantadeiras da Oficinas de Cante do Clube os Pastilhas.


Não conhecia "Os gralhas" e devo dizer que fiquei impressionado , quer com as vozes,quer com a disciplina de grupo , muito bem dirigido pela maestrina Irina Grelha.

Já publiquei imagens do Concerto no KANAL CASA DAS PRIMAS 345990 da MEO,onde a sua sequência encadeada resulta melhor,contudo, e porque nem todos têm acesso à MEO,, deixo aqui as imagens em vários vídeos, que têm, claro, que ser puxados "um-a-um".

Reiterando os meus parabéns ,quer aos Gralhas ,quer às Cantadeiras da Oficina. ,espero vir a encontá-as mais vezes, e curtir a sua qualidade.

....E foi assim que entraram a caminhoi da atuação...





































Eu gostei muito, espero que gostem também.